Return to site

Ecofeira Unisinos: aproximações para tornar o sonho realidade

Na fria manhã desta terça feira, 17 de maio, a Profª. Marilene Maia, coordenadora do Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, a Profª Signorá Konrath, do Curso de Nutrição, e a Assistente Social Célia Severo, coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários Tecnosociais/CCIAS, ligadas à Unisinos, visitaram a Incubadora de Empreendimentos Solidários e Tecnologia Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS , que, após longas tratativas, conseguiu implantar a Feira Agroecológica da PUCRS. A Feira, que ocorre desde o segundo semestre de 2015, valoriza a agricultura familiar e a comercialização de alimentos sem agrotóxicos, com certificação de orgânicos e, em breve, também terá lanches rápidos e saudáveis. 

As representantes da UNISINOS foram recebidas pela coordenadora Anelise Gronitzki Adam e por Rayssa K. Monteiro Amorim, para a troca de informações e experiências, já que, a partir de junho de 2016, a UNISINOS também pretende oferecer à comunidade acadêmica a sua ECOFEIRA, que deverá ocorrer sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h, no Campus São Leopoldo.

A Feira Agroecológica da Unisinos contará com parceiros internos e externos, além da adesão de feirantes comprometidos com alimentos saudáveis e orgânicos.

Após a reunião, foi possível realizar uma visita à feira da PUCRS, conversar diretamente com os produtores/as, conhecer os métodos de plantio e colheita e, é claro, adquirir produtos fresquinhos e de qualidade, além de tomar um chimarrão no espaço de acolhimento da feira.

Segundo a assistente social Célia Severo, “sem sombra de dúvidas foram momentos excepcionais de acolhida e partilha da ressignificação dos processos de construção de projetos para ‘um outro mundo possível’ , de forma solidária e coletiva, valorizando os aspectos agroecológicos, o entrelaçamento entre saber popular e acadêmico, da responsabilidade social e do desenvolvimento territorial sustentável, como importantes compromissos das universidades com as comunidades em que se encontram inseridas”.

A Feira Agroecológica da Unisinos, um sonho de muitos, está se tornando realidade. Este futuro espaço de mostra, comercialização, consumo e “in-formação” , aponta para a afirmação de outros jeitos de cuidar da vida, das relações e da sociedade. Participar é preciso!

Fonte: Blog IHU