Return to site

Que tal pensar em orgânicos?

Ter uma horta em casa não é tão difícil assim como você está pensando

Que tal pensar em orgânicos? Nos últimos anos produtos orgânicos vem tomando o seu lugar, já que nos remete a uma vida bem mais saudável.

Analistas do setor apontam que os orgânicos movimentaram, ano passado, cerca de R$ 2 bilhões, e que em 2016 esse número deverá alcançar R$ 2.5 bilhões. Os especialistas também afirmam que, no próximo ano, o mercado nacional deverá crescer entre 20% e 30%, e que os orgânicos agregam, em média, 30% a mais no preço, quando comparado aos produtos convencionais.

O Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura registra a existência de 11.084 produtores de orgânicos no Brasil, sendo que a maior parte está concentrada no Rio Grande do Sul (1.554), São Paulo (1.438) e Paraná (1.414).

Pensando nisso, precisamos desmestificar a ideia de valores, “porque é natural é mais caro”, nem sempre. Temos que pensar nisso, e também, no porque achar orgânicos só em feiras e supermercados?. Que tal pensar e botar em prática, a criação de orgânicos em sua casa, fazendo uso do seu espaco livre em seu lar, criando uma pequena horta urbana. Não precisa muito esforço!

Uma opção fácil, para começar, seria a plantação de temperos. Você compra uma vez e replanta para sempre. Abaixo vai a sugestão de alguns temperos.

Cebolinha

Manjericão

Hortelã

Alecrim

Alho

Cenoura

Alface Romana

Aipo

Acelga

Alho poro

Erva Cidreira

Cebola

Salsa

Ha, mas se não for de seu interesse criar uma horta pertinho de você, acesse a nossa plataforma da Tenda Viva na net, Mapeamento Tenda Viva, e lá, você vai achar o mapeamento que fizemos pra você localizar os pontos de venda de produtos orgânicos.

E para finalizar, coloco aqui a diferença entre produtos orgânicos e naturais. Isso servirá a você como um guia, para que sua alimentação fique cada vez mais saudável.

PRODUTOS NATURAIS:

São todos os produtos que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico nem livre de agrotóxicos. Esses tipos de produtos podem não apresentar uma redução significante no índice de gorduras e calorias, mas são muito mais saudáveis do que os produtos tradicionais.

PRODUTOS ORGÂNICOS:

Produzidos a partir de matérias primas que foram cultivadas sem a ação de agrotóxicos e respeitando o meio ambiente. Os maiores benefícios desse tipo de produto são a ausência de insumos químicos que podem prejudicar a saúde, o sabor e a textura são muito expressivos que os alimentos cultivados com agrotóxicos e não prejudicam o meio ambiente durante o processo de produção.